"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

terça-feira, 8 de março de 2016

AGRADECIMENTO ESPECIAL

NINGUÉM CRUZA NOSSO CAMINHO POR ACASO E NÓS NÃO ENTRAMOS NA VIDA DE ALGUÉM SEM NENHUMA RAZÃO... Gostaríamos de agradecer a todos de coração pelo carinho, respeito, aprendizado... construídos durante esses anos que estivemos nesta Secretaria. Chegamos confiante e determinadas em fazer o melhor que pudéssemos por este Município e pelas pessoas que precisariam de nós. Queremos agradecer imensamente pela oportunidade de trabalhar com tantos profissionais de excelência e em especial agradecer a Secretaria Lucia Baroni Martinazzo pela confiança em nós depositada, a frente das coordenações de Educação Especial, Inclusão, AEE, Mediadores e LIBRAS. A palavra que resume Seropédica na nossa vida é gratidão! Deixamos um pouco de nós e com certeza estamos levando muito de cada um. Nosso carinho, Equipe de Coordenação de Classe Especial e Inclusão Gleicimara Lopes da Silva - Maria Aparecida dos Anjos - Renata Augusta de França Muniz.

segunda-feira, 7 de março de 2016

SUGESTÕES

Trabalhar junto aos alunos com deficiência, pode ser um grande desafio, mas traz consigo muito aprendizado de vida. Eles te ensinam a dar mais atenção ao próximo; a andar mais devagar diante da correria do dia a dia, e/ou te deixam mais atentos para tudo que acontece a sua volta; deixam-te maravilhados com pequenos gestos e conquistas; Mostram que a persistência pode dar resultados; que podemos ver o mundo além dos olhos e ouvidos, ou que podemos dizer um texto inteiro só com o olhar ou o toque; te deixam inseguras diante de algumas decisões, mostrando que, você não possui todas as verdades do mundo. Crianças estas chamadas de especiais talvez por isso, porque te ensinam o que muitas vezes você esqueceu; ensinam-te que amar é se doar, é se fazer presente. E mostram a cada dia que esse milagre da vida deve ser reverenciado, porque nunca sabemos quando será a última vez... E acima de tudo ensinam que todo e qualquer ser humano traz consigo infinitas possibilidades. Desta forma deixamos para você: Não tenha pena de aluno com deficiência, tenha respeito! Não o rotule, o laudo é um documento que pode te dar um norte, mas não uma afirmação. Cada criança é única ainda que tenham a mesma deficiência. Certas crianças com deficiência, são verdadeiras se gostam, gostam. Se não gostam, não gostam. Se sentem algo falam ou fazem. Por isso, não são diferentes em seus sentimentos, não tem a sexualidade aflorada, elas só não sabem a hora adequada de se tocar. Trate a pessoa com deficiência de acordo com a sua idade cronológica, ainda que sua mentalidade seja diferente. Não o infantilize! Ainda que o aluno não tenha os conhecimentos pedagógicos necessários, ele deve ficar na turma compatível com a sua idade cronológica, e o conteúdo adequado a seu nível de aprendizado. Não basta inseri-lo, é necessário incluir todos os alunos, docentes e discentes da Unidade Escolar. É preciso observar o que o aluno necessita no momento, observá-lo em todos os aspectos: emocional, social e cognitivo. A Classe Especial não é segregação, não isola ninguém, é preparação para escola regular e ou para vida. Algumas crianças necessitam de um tempo maior e ou de uma preparação mais prolongada, para serem inseridas na escola regular. Isso não significa que ele não está incluído. A Classe Especial realiza atividades pedagógicas como qualquer escola, porém com objetivos mais específicos e individualizados. Todos podem estudar na escola regular, desde que seja o momento adequado para seu melhor desenvolvimento. Pensar sempre no que é melhor para o aluno, faz toda diferença! Nem todo aluno levado tem deficiência, é necessário avaliar todos os aspectos, pois pode ser apenas algo momentâneo ou algo que só você viu. Por isso, aconselhamos conversar com a Orientadora da sua escola. Não tire conclusões precipitadas, o trabalho em equipe é fundamental! Coordenação de Classe Especial e inclusão.