"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TRANSTORNO BIPOLAR E A ESCOLA

O transtorno bipolar é uma doença que afeta a parte mais complexa do corpo, que é o cérebro. Este transtorno envolve tanto a estrutura como o funcionamento anormal do cérebro. Além disso, os pesquisadores encontraram níveis anormais de substâncias químicas neurotransmissoras e atividade celular anormal no cérebro. Os estudos genéticos têm ligado múltiplos genes para transtorno bipolar, incluindo dois que são responsáveis pela construção do cálcio e canais de sódio no cérebro.
O transtorno bipolar afeta o nível de energia da pessoa, também seus pensamentos, humor e comportamentos. A pessoa que sofre de transtorno bipolar tem experiências de extremas mudanças no humor variando de depressão para mania.
Diminuição dos níveis de energia, tristeza sem motivo, falta de motivação, irritabilidade, raiva, sentimentos de desprezo pela segurança pessoal e sentimentos suicidas são alguns dos sintomas que podem marcar um período de depressão. O aumento dos níveis de energia, humor exaltado, pobre impulso para controlar-se, pensamentos grandiosos, pensamentos muito acelerados, agitação e agressividade são alguns dos sintomas que podem marcar um período de mania.
As crianças que manifestam transtorno bipolar frequentemente passam por estas experiências de variação do humor em um mesmo dia. Também podem misturar os sintomas de mania e depressão, formando o que é chamado de estado misto. Durante as diferentes fases da doença, as crianças podem aparecer lentas, irritadas, zangadas, oposicionistas, taciturnas, chorosas, hiperativas, desatentas, distraídas, falantes, arrogantes ou sem controle.
Devido a natureza crônica de sua condição, é requerido medicação e tratamento. Quando tratadas com a devida medicação diferentes crianças vão atingir vários níveis de estabilidade. Esta estabilidade pode variar grandemente durante o ano escolar. Ela pode ser afetada por surtos de crescimento, alterações sazonais, aumento do stress, entre outras coisas. Em um ponto do ano, um aluno bipolar pode estar no topo da sua classe. No mesmo ano, o aluno pode achar difícil se  não mesmo impossível frequentar a escola.
Efeitos na Sala de Aula
O Transtorno Bipolar ENCRAVA a habilidade da  criança funcionar na sala de aula e se beneficiar das instruções educacionais. Em primeiro lugar, a vasta gama de sintomas associados com transtorno bipolar em crianças tem um grande impacto sobre a sua educação. Estes sintomas irão afetar diretamente o comportamento da criança na sala de aula. Crianças que começaram agora o  tratamento ou aqueles instáveis na sua atual dosagem de medicação irão experimentar a mais diversa gama de problemas na sala de aula. Aqueles que estão atualmente estáveis através de seus  remédios funcionarão muito melhor na sala de aula.
Abaixo temos uma lista das dificuldades que podem ser experimentadas em sala de aula:

·        falta de concentração

·        falta de foco

·        ações desinibidas

·        dificuldade de se manter sentado

·        desorganização

·        desempenho inferior ao potencial

·        falar alto

·        não pode estar parado ou esperar

·        falta de motivação

·        dificuldade em completar tarefas

·        sonolento ou abrandou

·        ataque de choro

·        problemas com os pares (colegas)

·        zangado ímpetos (sem motivo e de repente)

·        dificuldade com a mudança

·        dificuldade com o estresse

·        freqüente absenteísmo

·        freqüentes cefaléias

·        dores no estômago / dores da perna
Em segundo lugar, o Transtorno Bipolar pode interferir com o bom funcionamento da criança em sala de aula prejudicando especialmente o funcionamento cognitivo nas áreas de memória, atenção e processamento de informações. Estudos mostram também que as crianças bipolares frequentemente interpretam de maneira errada expressões faciais e o significado da linguagem emocional. A terceira interferência vem sob a forma de elevadas taxas de co-mórbidas condições, incluindo ansiedade, dificuldades de aprendizagem e de atenção. Finalmente, a medicação também pode ter efeitos secundários e encravar as habilidades para um bom funcionamento do aluno bipolar em classe.
Medicação
O transtorno bipolar é uma doença que exije tratamento com prescrição de medicações. Uma criança que sofre da doença comumente presente necessita de  múltiplas medicações para alcançar a estabilidade.

Vários “ensaios” de  medicações precisam ser feitos, antes de encontrar a combinação adequada das medicações. Juntamente com as necessárias medicações, chegou inevitáveis efeitos secundários. Estes podem ter um impacto sobre a aula. (...)
Parceria
Os professores e os pais devem formar uma aliança para responder às necessidades especiais dos alunos com  transtorno bipolar.
A seguinte lista contém  importantes questões a colocar aos pais de seu aluno com transtorno bipolar :
1. Será que a criança tem uma condição de comorbidades? (TOC,TDAH, Ansiedade, etc.)
Se sim, você pode pedir aos pais para lhe fornecer informações adicionais relativamente a esta condição.
2. Será que a criança tem efeitos colaterais devido à  medicação?  (boca seca, freqüência em urinar, tontura, vômitos, etc)
3. Quais são os seus estressores específicos?  (multidões, o excesso de ruído, etc)
4. O que ajuda a ele / ela ficar calmo (a)?  (exercícios respiratórios, lugar calmo, lugar sentado, etc)
5. Será que a criança tem um dom especial ou área de interesse?  (música, arte, lazer, etc)
6. Como é que esta doença afeta especificamente no âmbito acadêmico? (dificuldade de concentração, imparidade específicos, etc)

A comunicação deve continuar durante todo o ano escolar. Será importante para você e para enviar relatórios positivos para casa também. (...)
 Crianças que sofrem  de transtorno bipolar tem uma doença grave, que, por vezes, será a causa de um comportamento errado na sala de aula. A doença das crianças deve ser levada em consideração quando avaliado seu comportamento.
O professor ideal deve ser perseverante na rotina da classe e governar com flexibilidade para ajudar na natureza cíclica da doença. Empatia, compaixão e aceitação para aprender sobre as condições da criança são elementos  importantes. Uma atitude positiva é também essencial.
O aluno com transtorno bipolar freqüentemente experimenta  a desaprovação dos colegas e das figuras de autoridade devido a comportamentos inadequados que são, às vezes, manifestados como resultado desta doença. Já a desaprovação do aluno em relação a si mesmo é a maior  de todas. Cerca de duas em cada dez pessoas com transtorno bipolar encontram seu desespero tão grande que tomam as suas próprias vidas.
O professor ideal deveria evitar comentários degradantes ou humilhantes e focar nos dons e talentos especiais da criança bipolar. O aluno bipolar vai precisar muito mais de incentivos e elogios. Em muitos casos, crianças com transtorno bipolar são muito brilhantes mas tem dificuldade de desempenhar todo seu potencial.
FONTE:http://planosdeensino.no.comunidades.net/index.php?pagina=1842779779 

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