"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

sábado, 14 de setembro de 2013

Expressão Corporal


“Combinação do movimento com a música”


As crianças/jovens com deficiência (assim como toda a população de uma forma geral) deveriam efetuar uma abordagem ao nível das Atividades Rítmicas Expressivas (danças), de forma a contribuir para um desenvolvimento físico e mental mais harmonioso (trabalhando a atenção, coordenação, imaginação, comunicação, conhecimento do corpo, etc.).

A Expressão Corporal desempenha um papel de extrema importância junto dos alunos que apresentem problemas afectivos, cognitivos e físicos.

Nesta actividade, os alunos são encorajados a realizar movimentos com o seu corpo, utilizando uma linguagem corporal muito própria. Esta permite a realização de uma grande diversidade de exercícios como: equilíbrios, saltos, posturas, passos, voltas, etc. Aperfeiçoando técnicas corporais básicas, como: saltar, puxar, correr, rolar, trepar, parar, etc.

A esta possibilidade de realizar um amplo número de movimentos, junta-se a capacidade de expressão do corpo. Ou seja, através dos exercícios o aluno pode comunicar (expressando as suas emoções e sentimentos).

Para além disto, através dos sons (efectuados com ritmos vocais, batimentos de mãos, etc.) e da música (como suporte da Expressão Corporal) a criança/jovem pode utilizar o corpo para representar ideias e personagens.

A Expressão Corporal (Dança ou Actividades Rítmicas Expressivas) pode apresentar nos alunos com Necessidades Educativas Especiais resultados bastante positivos, quer ao nível do domínio motor, cognitivo e sócio-afectivo.

Por exemplo:

-Nas crianças ou jovens com autismo, pode auxiliar a elevar o seu nível físico e emocional, através de um melhoramento do seu controle motor e expressivo do corpo;

-Em crianças ou jovens com paralisia pode ajudar no desenvolvimento da força, da coordenação, entre outros;

-Nos alunos mais inibidos pode apoiar no aumento da sua auto-estima (assim como na integração no grupo).

A Expressão Corporal deve ser trabalhada em grupo, através da realização de exercícios de carácter individual, a pares, três a três e pequenos grupos, tendo em atenção as capacidades dos alunos e as suas “limitações”.

De uma forma geral a Dança e todas as Actividades Rítmicas Expressivas tem por objectivo combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de temas e motivos combinados, de acordo com a estrutura rítmica e melodia das composições musicais.

É de salientar, que para além de contribuir para uma elevação geral das capacidades e habilidades motoras do aluno, auxilia o seu a desenvolver a cooperação, auto-estima, etc.

A música aliada ao movimento desempenha um papel fundamental ao nível do equilíbrio e desenvolvimento do ser humano, contribuindo para o seu bem-estar.

Desta forma, podemos concluir que a Expressão Corporal é uma actividade que devido às suas características, pode ser praticada com poucos recursos e em qualquer local (ao ar livre ou em recinto fechado). Esta acção, que combina exercícios de carácter gímnico com a música funciona na maioria das crianças e jovens como um factor motivante para a prática desportiva.

Autoria: Prof. António Araújo
Data: 2004



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