MONTAGEM DO RELATÓRIO
“As palavras têm a leveza do vento
e a força da tempestade”
Victor Hugo
Um relatório é um conjunto de
informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma
determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa ou outro evento que
esteja finalizado ou em andamento.
Algumas palavras podem ser
utilizadas para a montagem do relatório , contribuindo para expressar um
objetivo geral ou específico.
O relatório escolar
O relatório deve conter na identificação o nome da Unidade Escolar, nome
do aluno, nome da turma, nome do professor e do auxiliar caso tenha, data e o bimestre correspondente.
Na
descrição do relatório deve se levar em consideração alguns aspectos como:
- Conteúdo pedagógico (objetivo do bimestre/ o que
foi trabalhado)
- Estratégias utilizadas
- Os avanços ou não em relação ao bimestre
anterior
- A socialização ( na sala com os colegas ,em
relação ao professor e demais funcionários da U.E.)
- A independência
E tudo que for
relevante que possa contribuir
pedagogicamente na vida escolar do aluno. Sendo imprescindível a
assinatura da professora responsável pelo relatório.
Registre
e valorize as intervenções realizadas em sala de aula, isso ressalta o trabalho
do educador.
Enfatizar
os avanços e não somente os fracassos do aluno.
Cada
aluno é único e por mais que estejam no mesmo nível de aprendizagem, existe
algumas peculiaridades que ao ser mencionadas podem contribuir e ou justificar
o relatório e ou a nota a ser dada. Diversificar a redação de um relatório para
o outro, buscando ser fiel em suas colocações, não permite a impressão que o
professor não viu nenhuma mudança no aluno.
Deve
se evitar mencionar nos relatórios problemas familiares, salvo se for relevante
e que justifique uma atitude. Não utilizar por exemplo : O aluno é desassistido
pela família; a família é ausente;
Fazer
anotações diárias podem contribuir na
hora de fazer os relatórios.
O relatório do
4º bimestre, deverá conter além das informações habituais uma avaliação geral
do ano com sugestões informações que possam dar um direcionamento a professora
que irá assumir a turma no ano seguinte.
Os
relatórios devem ser guardados nas respectivas pastas dos alunos para ser
acompanhado pela SMECE ou ser utilizado
quando for solicitado.
Sugestões para iniciar os relatórios:
- Foi possível observar nesse primeiro momento...
- Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que...
- Neste período...
- Com base nas observações diárias, foi possível constatar...
- A partir das atividades apresentadas, o aluno demostrou habilidades em...
- Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que...
- Neste bimestre o aluno demostrou melhoras significativas...
- Diante do que foi proposto neste bimestre...
≈≈≈
Mesmos os
alunos que no bimestre tenham faltado com ou sem justificativa é interessante
fazer esse registro, ainda que sucintamente.
No relatório do 4º bimestre sugiro que além
das informações pertinentes, possam ser colocadas uma avaliação geral do ano letivo com
orientações para o ano seguinte.
≈≈≈
Sugestão de frases para serem utilizadas no relatório final do ano
- O ano letivo do aluno... foi considerado....e por conta disso...
- Por conta dessa ... o mesmo ficara... pois penso que...
- Sugiro que no próximo ano letivo o trabalho seja...
- Para o próximo ano letivo penso que... com o intuito de contribuir com o processo pedagógico que foi iniciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário