"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

DICAS PARA A MONTAGEM DOS RELATÓRIOS




 MONTAGEM DO RELATÓRIO



“As palavras têm a leveza do vento e a força  da tempestade”

Victor Hugo

Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.

Algumas palavras podem ser utilizadas para a montagem do relatório , contribuindo para expressar um objetivo geral ou específico.
O relatório escolar

            O relatório deve conter na  identificação o nome da Unidade Escolar, nome do aluno, nome da turma, nome do professor e do auxiliar caso tenha, data  e o bimestre correspondente.
            Na descrição do relatório deve se levar em consideração alguns aspectos como:

  • Conteúdo pedagógico (objetivo do bimestre/ o que foi trabalhado)
  • Estratégias utilizadas
  • Os avanços ou não em relação ao bimestre anterior
  • A socialização ( na sala com os colegas ,em relação ao professor e demais funcionários da U.E.)
  • A independência

E tudo que for relevante que possa contribuir  pedagogicamente na vida escolar do aluno. Sendo imprescindível a assinatura da professora responsável pelo relatório.
            Registre e valorize as intervenções realizadas em sala de aula, isso ressalta o trabalho do educador.
            Enfatizar os avanços e não somente os fracassos do aluno.
            Cada aluno é único e por mais que estejam no mesmo nível de aprendizagem, existe algumas peculiaridades que ao ser mencionadas podem contribuir e ou justificar o relatório e ou a nota a ser dada. Diversificar a redação de um relatório para o outro, buscando ser fiel em suas colocações, não permite a impressão que o professor não viu nenhuma mudança no aluno.

            Deve se evitar mencionar nos relatórios problemas familiares, salvo se for relevante e que justifique uma atitude. Não utilizar por exemplo : O aluno é desassistido pela família; a família é ausente;
Fazer anotações diárias podem contribuir  na hora de fazer os relatórios.
O relatório do 4º bimestre, deverá conter além das informações habituais uma avaliação geral do ano com sugestões informações que possam dar um direcionamento a professora que irá assumir a turma no ano seguinte.
            Os relatórios devem ser guardados nas respectivas pastas dos alunos para ser acompanhado pela SMECE ou ser  utilizado quando for solicitado.




Sugestões para iniciar os relatórios:


  1.    Foi possível observar nesse primeiro momento...
  2.    Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que...
  3.    Neste período...
  4.    Com base nas observações diárias, foi possível constatar...
  5.    A partir das atividades apresentadas, o aluno demostrou habilidades em...
  6.    Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que...
  7.    Neste bimestre o aluno demostrou melhoras significativas...
  8.    Diante do que foi proposto neste bimestre...

                               ≈≈≈

Mesmos os alunos que no bimestre tenham faltado com ou sem justificativa é interessante fazer esse registro, ainda que sucintamente.
 No relatório do 4º bimestre sugiro que além das informações pertinentes, possam ser colocadas uma  avaliação geral do ano letivo com orientações  para o ano seguinte.
≈≈≈
Sugestão  de frases para serem utilizadas  no relatório final  do ano

  1. O ano letivo do aluno... foi considerado....e por conta disso...
  2. Por conta dessa  ...  o mesmo ficara...  pois  penso  que...
  3. Sugiro que no próximo ano letivo o trabalho seja...
  4. Para o próximo ano letivo penso que...  com o intuito de contribuir com o processo pedagógico que foi iniciado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário