Atividades da Vida Diária - (Escolar )(AVDs)
Atividades da Vida Diária (AVDs),
dizem respeito ao cuidado de si próprio e da sua comunicação (alimentação,
higiene, cuidado pessoal, vestuário, comunicação escrita, verbal, gestual e
locomoção).
·
Atividades da Vida Prática (AVP): atividades
domiciliares, do cotidiano.
·
Atividades da Vida de Trabalho (AVT):dizem respeito às
atividades laborativas, das mais simples às mais complexas, em diferentes
postos de trabalho, respeitando-se os limites biomecânicos.
·
Atividades da Vida de Lazer (AVL): são atividades que
envolvem a satisfação, o descanso, o interesse do indivíduo como, por exemplo,
esporte, jogos, jogos de salão, dança, teatro, leitura, cinema, música, grupos
de atividades recreacionais, entre outros.
As atividades acima citadas
desenvolvem, de forma gradativa, hábitos diários importantes para a
independência e autonomia de cada indivíduo, tomando-se em conta as diferenças
entre as pessoas e a restrita capacidade de imitação de quem não vê.
A pessoa com deficiência visual
aprende aquilo que vive concretamente, por isso, o trabalho em Atividades da
Vida Diária, Prática,de Trabalho e Lazer é apresentada ao aluno de forma que
ele possa manusear objetos, identificando-os e sabendo para que esses servem.
Os usuários são levados a vivenciar cada atividade.
A
Atividade da Vida Diária (AVD) é uma área específica de atendimento que, na
educação, tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência , condições de formar dentro de suas
potencialidades, hábitos de auto-suficiência que lhe permitam participar
ativamente do ambiente em que vive.
|
|
As AVDs
estão intrinsecamente ligadas à rotina de qualquer indivíduo. São os
procedimentos que desenvolvemos em nosso dia-a-dia. Não prestamos atenção a
eles, e até achamos fácil realizá-los. Daí o fato da pessoa necessitar da
ajuda, do professor facilitador para encadear todo o processo.
Ex: escovar os dentes, lavar as mãos, etc. |
Cabe ao professor criar oportunidades para que o aluno encontre
situações onde possa explorar, manipular, vivenciar hábitos e atitudes
fundamentais para sua sobrevivência, como alimentação, higiene pessoal,
segurança, atividades domésticas, vestuário. Além disso é importante a
eliminação de comportamentos indesejáveis e prejudiciais, tais como: comer
segurando a colher de forma incorreta, apoiar os cotovelos na mesa, juntar a
comida com a mão e colocá-la na colher, ou ainda sentar-se de forma
incorreta, sem saber onde colocar as pernas... Todas essas atitudes são
simples, mas de fundamental importância para todo o ser que vive em sociedade
e que precisa cultivar boas maneiras.
|
|
|
Vale ainda salientar que as atividades de ADVs
não serão ditadas pela vontade do professor apenas, mas o próprio aluno é que
dirá o que quer aprender. Isso não significa, evidentemente, que o professor
deixe de sugerir ao aluno que julgar oportuno. Como toda ação educativa, é no
diálogo que professor e aluno crescem e se desenvolvem mutuamente como pessoas.
Exemplos de atividades:
No quadro ou em uma cartolina grande
enumere junto com os alunos a rotina de um dia , exemplo:
1 o que você faz quando acorda?
2 calça o chinelo
3 escovar os dentes
4 toma banho
5 toma café
6 ver televisão
7 vai para escola
8 janta
9 vai dormir
Nesse tipo de trabalho você estará trabalhando matemática, estará
promovendo o diálogo; o interessante que você escreva, o que os alunos forem
falando, com isso você também poderá colocar na rotina informações como hora de
tomar remédio, hora de ir ao médico, etc...
Exemplo 2:
Que tal levar algumas peças de roupa e brincar de desfile ou de teatro,
com isso você estará trabalhando o ato de se vestir e comportamento, brincar de
faz de conta é uma boa oportunidade para os alunos expressarem seus
sentimentos.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
DOMÉSTICOS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26838
Dados da Aula
O que o aluno
poderá aprender com esta aula
1)
Identificar situações de risco de acidentes domésticos.
2)
Conscientizar-se de que pequenas alterações na organização da casa poderão evitar
acidentes domésticos na infância.
3)
Adotar posturas de cuidado e prevenção contra acidentes domésticos.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1:
Inicie
a aula conversando com a turma a respeito de suas experiências familiares.
Pergunte aos alunos: “Alguém aqui já sofreu ou presenciou algum acidente
doméstico?” Como foi? Quais as consequências para a pessoa?” Escute os relatos
dos alunos .
Os/as
alunos/as deverão fazer um manual de cuidados a serem tomados em suas casas
para que se evite acidentes domésticos. Esses manuais deverão ser socializados
no grupo e posteriormente levados para casa para serem apresentados aos seus
familiares.
ATIVIDADE 2:
RECORTES DO PERIGO
Os/as
alunos/as deverão recortar gravuras de revista em que se apontam riscos de
acidentes domésticos. Sobre cada gravura recortada o/a aluno/a deverá colocar
um X representando PERIGO. Caso os/as alunos/as não encontrem figuras poderão
produzir desenhos que melhor representem as cenas de prováveis acidentes
domésticos com crianças.
Sugestões de algumas imagens, disponíveis em:
fonte: nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário