"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

domingo, 18 de agosto de 2013

AVDs NA ESCOLA


 

Atividades da Vida Diária  - (Escolar )(AVDs)

Atividades da Vida Diária (AVDs), dizem respeito ao cuidado de si próprio e da sua comunicação (alimentação, higiene, cuidado pessoal, vestuário, comunicação escrita, verbal, gestual e locomoção). 

·         Atividades da Vida Prática (AVP): atividades domiciliares, do cotidiano. 
 
·         Atividades da Vida de Trabalho (AVT):dizem respeito às atividades laborativas, das mais simples às mais complexas, em diferentes postos de trabalho, respeitando-se os limites biomecânicos. 
 
·         Atividades da Vida de Lazer (AVL): são atividades que envolvem a satisfação, o descanso, o interesse do indivíduo como, por exemplo, esporte, jogos, jogos de salão, dança, teatro, leitura, cinema, música, grupos de atividades recreacionais, entre outros. 
As atividades acima citadas desenvolvem, de forma gradativa, hábitos diários importantes para a independência e autonomia de cada indivíduo, tomando-se em conta as diferenças entre as pessoas e a restrita capacidade de imitação de quem não vê.
 
A pessoa com deficiência visual aprende aquilo que vive concretamente, por isso, o trabalho em Atividades da Vida Diária, Prática,de Trabalho e Lazer é apresentada ao aluno de forma que ele possa manusear objetos, identificando-os e sabendo para que esses servem. Os usuários são levados a vivenciar cada atividade.

 
A Atividade da Vida Diária (AVD) é uma área específica de atendimento que, na educação, tem como objetivo proporcionar à pessoa com  deficiência , condições de formar dentro de suas potencialidades, hábitos de auto-suficiência que lhe permitam participar ativamente do ambiente em que vive.
As AVDs estão intrinsecamente ligadas à rotina de qualquer indivíduo. São os procedimentos que desenvolvemos em nosso dia-a-dia. Não prestamos atenção a eles, e até achamos fácil realizá-los. Daí o fato da pessoa necessitar da ajuda, do professor facilitador para encadear todo o processo.

     Ex: escovar os dentes, lavar as mãos, etc.

 Cabe ao professor criar oportunidades para que o aluno encontre situações onde possa explorar, manipular, vivenciar hábitos e atitudes fundamentais para sua sobrevivência, como alimentação, higiene pessoal, segurança, atividades domésticas, vestuário. Além disso é importante a eliminação de comportamentos indesejáveis e prejudiciais, tais como: comer segurando a colher de forma incorreta, apoiar os cotovelos na mesa, juntar a comida com a mão e colocá-la na colher, ou ainda sentar-se de forma incorreta, sem saber onde colocar as pernas... Todas essas atitudes são simples, mas de fundamental importância para todo o ser que vive em sociedade e que precisa cultivar boas maneiras.

    
     Vale ainda salientar que as atividades de ADVs não serão ditadas pela vontade do professor apenas, mas o próprio aluno é que dirá o que quer aprender. Isso não significa, evidentemente, que o professor deixe de sugerir ao aluno que julgar oportuno. Como toda ação educativa, é no diálogo que professor e aluno crescem e se desenvolvem mutuamente como pessoas.


  
Exemplos de atividades:
No quadro ou em uma cartolina grande  enumere junto com os alunos a rotina de um dia , exemplo:
1 o que você faz quando acorda?
2 calça o chinelo
3 escovar os dentes
4 toma banho
5  toma café
6 ver televisão
7 vai para escola
8 janta
9 vai dormir
Nesse tipo de trabalho você estará trabalhando matemática, estará promovendo o diálogo; o interessante que você escreva, o que os alunos forem falando, com isso você também poderá colocar na rotina informações como hora de tomar remédio, hora de ir ao médico, etc...
Exemplo 2:

Que tal levar algumas peças de roupa e brincar de desfile ou de teatro, com isso você estará trabalhando o ato de se vestir e comportamento, brincar de faz de conta é uma boa oportunidade para os alunos expressarem seus sentimentos.



PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26838

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Identificar situações de risco de acidentes domésticos.
2) Conscientizar-se de que pequenas alterações na organização da casa poderão evitar acidentes domésticos na infância.
3) Adotar posturas de cuidado e prevenção contra acidentes domésticos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

Inicie a aula conversando com a turma a respeito de suas experiências familiares. Pergunte aos alunos: “Alguém aqui já sofreu ou presenciou algum acidente doméstico?” Como foi? Quais as consequências para a pessoa?” Escute os relatos dos alunos .
 Os/as alunos/as deverão fazer um manual de cuidados a serem tomados em suas casas para que se evite acidentes domésticos. Esses manuais deverão ser socializados no grupo e posteriormente levados para casa para serem apresentados aos seus familiares. 

ATIVIDADE 2:

 RECORTES DO PERIGO
Os/as alunos/as deverão recortar gravuras de revista em que se apontam riscos de acidentes domésticos. Sobre cada gravura recortada o/a aluno/a deverá colocar um X representando PERIGO. Caso os/as alunos/as não encontrem figuras poderão produzir desenhos que melhor representem as cenas de prováveis acidentes domésticos com crianças.
Sugestões de algumas imagens, disponíveis em:
fonte: nova escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário