"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A MÚSICA COMO PRÁTICA INCLUSIVA


VAMOS APRENDER CANTANDO E DANÇANDO

(...) A música é inerente ao ser humano, está em tudo, em todos.Desde os primórdios, ela é usada em todas as culturas como instrumento religioso, curativo e social. Na inclusão, assim como com todas as crianças da Educação Infantil, a música auxilia no desenvolvimento das crianças como um todo, trabalhando desde o emocional até a socialização (...) enfocando os seguintes aspectos:
Expressividade
Socialização
Percepção espacial e sonora
Coordenação motora
Alfabetização
Capacidade inventiva
Inteligência
Raciocínio lógico
Estética
Manifestação artística
Autoestima
Criatividade

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

  1.  Promoção de momentos de relaxamento com músicas clássicas.
  2. Apreciação de diferentes sons da natureza.
  3. Exploração de diversos sons a partir de objetos do conhecimento da criança.
  4. Montagem de um coral.
  5. Utilizar instrumentos de forma livre.
  6. Danças com diferentes ritmos.
  7. Apresentação de letras de músicas em cartazes, slaides e em LIBRS.
  8. Deixar que os alunos surdos possam sentir as vibrações da caixa de som.
  9. Esconde esconde de caixa de músicas pela sala, para os alunos procurarem.



fonte: Coleção Educação Infantil ano IV nº34/ Minuano Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário