"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS




AVALIANDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS

De acordo com LDBN artigo 59 inciso I
Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796 , de 2013)
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

 A avaliação das pessoas com deficiência poderá ser feita de formas diferenciada, de acordo com a especificidade do aluno, possibilitando um melhor rendimento, análise das dificuldades e progresso do mesmo.
                 Tipos de avaliações que podem ser feitos:

·    Avaliação Oral: Com a presença da professora regente, professora auxiliar (caso tenha) e coordenadora da Unidade Escolar, em ambiente separado do restante da turma ou na própria sala de aula  e ou em dia / horário diferentes.
·    Avaliação Objetiva (múltipla escola): Poderá ser feita através de questões objetivas (para marcar X) e com figuras.
·    Avaliação por relatório: Expressando o que o aluno conseguiu progredir no decorrer do bimestre

·    Provas diferenciadas: Uma prova adaptada à necessidade do aluno podendo ser feita no computador, impressa com a fonte maior, junto com a turma e com ajuda da professora auxiliar (a mesma apenas anota as respostas do aluno).

As avaliações para os alunos com necessidades especiais, não precisam ser contextualizadas.
Mesmo sendo realizada as avaliações é necessário que seja feito um relatório dissertativo do aluno, expondo todo o processo de aprendizagem obtido no decorrer do bimestre.
A avaliação deve ser qualitativa e revista todos os dias. É um processo contínuo, cada dia o aluno desenvolve e aprende novas coisas com a família, com a professora, com os amigos e  com toda a comunidade escolar. 


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