"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PROJETO 2º SEMESTRE DE 2013


DESCOBRINDO ATRAVÉS DAS ARTES, UM MUNDO DE POSSIBILIDADES

Objetivo: Proporcionar aos educandos um contato com as artes de todas as formas, descobrindo as sensações e o conhecimento que as artes de uma maneira holística pode trazer.

Justificativa: A arte tem o poder de expressar sentimentos e diminuir as possíveis  diferenças entre as pessoas.
“Para o cientista das inteligências múltiplas, Haward Gardner, “a educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano”, para o autor, a escola não pode sufocar as aptidões dos alunos, pelo contrário, ela precisa canalizar as potencialidades de cada um e adequá-las ao processo de ensino, “todos os indivíduos tem potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”, e aqui entra o papel da Arte na Educação Especial e ou Inclusiva, propiciar um ambiente multiplicador de aprendizagens, aguçando a vontade de aprender através daquilo que gera prazer.”


Como: Através de atividades com pinturas, artesanatos, música e danças, divididos em módulos.


Módulo 1        (Agosto)         PINTURA

Pintores (Trabalhar a obra e não o conhecimento sobre o pintor):
·         Romero Britto
·         Candido Portinari
·         Tarsila do Amaral

Trabalhar várias técnicas de pintura como:
·         Pintura a dedo
·         Pintura com pincel
·         Pintura com reciclagem
·         Pintura  diversas
 Utilizar cores  e texturas variadas
Poderá ser feito exposição de Quadros feitos pelos alunos


Módulo 2        (Setembro)     ARTESANATO 

  Reciclagem
·         Argila
·         Variados (papel, massinhas , garrafa pet, canudo, jornal e com rolos de papel higiênico,...)
·         Areia


Modulo 3    (Outubro)     MÚSICAS BRASILEIRAS  VARIADAS 

·         Vinícius de Moraes (este ano comemoramos o centenário )
·         Tom Jobim 
·         Milton Nascimento
·        Músicas instrumentais
Montar instrumentos de percussão

Módulo 4       (Novembro)    DANÇA (ritmos variados) /TEATRO  

Ritmos variados
Expressão corporal
Representações teatrais (pode ser com histórias construídas pelos próprios alunos)

NA CULMINÂNCIA PODERÁ SER FEITO A JUNÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS DE AGOSTO A NOVEMBRO.




ALGUMAS DICAS IMPORTANTES QUE PODEM AJUDAR



Barbieri (2012, p. 129-134), ao tratar da apreciação de obras de artes com crianças no livro, "Interações: onde está a arte na infância?", apresenta dicas pedagógicas importantes a serem consideradas por nós professores que atuamos na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Desse modo, ressalta a necessidade de o (a) professor (a) investigar o assunto com o qual vai trabalhar e, sobretudo, esteja atento para a investigação das crianças

[...] Por isso, perceber por meio da observação e da escuta o que as crianças já sabem e o que desejam saber, possibilita ao professor intenções claras na escolha do que (conteúdo) e do como (didática, estratégia) apresentá-lo às crianças. (BARBIERI, 2012, p. 129)

A autora destaca que não há uma correlação imediata entre nossa linguagem verbal e as obras de artes, sendo assim,  sugere que o (a) professor (a) conheçam mais obras e artistas, observando assim o mundo à sua volta.

E, ao apresentarmos uma obra de arte para as crianças, é necessário “[...] encarar essas obras, falar as imagens, falar sobre elas, dar tempo para que todos falem o que percebem, uma leitura compartilhada mais detida [...]” (2012, p. 130).


Ao ler uma obra de arte com as crianças, a autora explica que é importe tratar do contexto histórico da obra, contudo diz que não é necessário falar  em que século foi realizada, mas sim dizer que foi há muito tempo atrás , quando não existia carro e computador. Ou seja, a autora indica que é necessário apresentar o contexto histórico da obra de arte de forma acessível à criança.

Quanto à biografia do artista, a autora, sugere que seja apresentada somente se a obra pedir, por exemplo, se o artista morar em diferentes regiões e esse aspecto estiver presente na obra retratada.

E, por último Barbieri (2012, p. 133), destaca que é possível aprender com os elementos constitutivos da imagem (cores, formas, espaço, figuras, composição), ou seja, com aquilo que é visível na obra, "[...] e compartilhar esse aprendizado com as crianças, que também têm uma forma de perceber e falar das imagens [...]"

Referência: Barbieri, Stela. Interações: onde está a arte?, Coleção Interações. 2012. Ed. Blucher. 


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