DESCOBRINDO ATRAVÉS DAS ARTES, UM
MUNDO DE POSSIBILIDADES
Objetivo: Proporcionar aos educandos um contato com as artes de todas
as formas, descobrindo as sensações e o conhecimento que as artes de uma
maneira holística pode trazer.
Justificativa: A arte tem o poder de expressar sentimentos e diminuir as
possíveis diferenças entre as pessoas.
“Para o cientista das inteligências múltiplas, Haward
Gardner, “a educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano”,
para o autor, a escola não pode sufocar as aptidões dos alunos, pelo contrário,
ela precisa canalizar as potencialidades de cada um e adequá-las ao processo de
ensino, “todos os indivíduos tem potencial para ser criativos, mas só serão se
quiserem”, e aqui entra o papel da Arte na Educação Especial e ou Inclusiva,
propiciar um ambiente multiplicador de aprendizagens, aguçando a vontade de
aprender através daquilo que gera prazer.”
Como: Através de atividades com pinturas, artesanatos, música e danças, divididos em módulos.
Módulo 1
(Agosto) PINTURA
·
Romero
Britto
·
Candido
Portinari
·
Tarsila
do Amaral
Trabalhar várias técnicas de pintura como:
·
Pintura
a dedo
·
Pintura
com pincel
·
Pintura
com reciclagem
·
Pintura diversas
Utilizar cores e texturas variadas
Poderá ser feito exposição de Quadros feitos pelos alunos
Módulo 2 (Setembro)
ARTESANATO
Reciclagem
·
Argila
·
Variados
(papel, massinhas , garrafa pet, canudo, jornal e com rolos de papel higiênico,...)
·
Areia
Modulo 3 (Outubro) MÚSICAS BRASILEIRAS VARIADAS
·
Vinícius
de Moraes (este ano comemoramos o centenário )
·
Tom
Jobim
·
Milton
Nascimento
· Músicas instrumentais
Montar instrumentos de percussão
Módulo 4 (Novembro) DANÇA (ritmos variados) /TEATRO
Ritmos
variados
Expressão corporal
Representações teatrais (pode ser com histórias construídas pelos próprios alunos)
NA CULMINÂNCIA PODERÁ SER FEITO A
JUNÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS DE AGOSTO A NOVEMBRO.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES QUE PODEM AJUDAR
Barbieri (2012, p. 129-134), ao tratar da
apreciação de obras de artes com crianças no livro, "Interações: onde está
a arte na infância?", apresenta dicas pedagógicas importantes a serem
consideradas por nós professores que atuamos na Educação Infantil e séries
iniciais do Ensino Fundamental.
Desse modo, ressalta a necessidade de o
(a) professor (a) investigar o assunto com o qual vai trabalhar e, sobretudo,
esteja atento para a investigação das crianças
[...] Por isso, perceber por meio da
observação e da escuta o que as crianças já sabem e o que desejam saber,
possibilita ao professor intenções claras na escolha do que (conteúdo) e do
como (didática, estratégia) apresentá-lo às crianças. (BARBIERI, 2012, p. 129)
A autora destaca que não há uma
correlação imediata entre nossa linguagem verbal e as obras de artes, sendo
assim, sugere que o (a) professor (a) conheçam mais obras e artistas,
observando assim o mundo à sua volta.
E, ao apresentarmos uma obra de arte para as crianças, é necessário “[...] encarar essas obras, falar as imagens, falar sobre elas, dar tempo para que todos falem o que percebem, uma leitura compartilhada mais detida [...]” (2012, p. 130).
Ao ler uma obra de arte com as crianças, a autora explica que é importe tratar do contexto histórico da obra, contudo diz que não é necessário falar em que século foi realizada, mas sim dizer que foi há muito tempo atrás , quando não existia carro e computador. Ou seja, a autora indica que é necessário apresentar o contexto histórico da obra de arte de forma acessível à criança.
Quanto à biografia do artista, a autora, sugere que seja apresentada somente se a obra pedir, por exemplo, se o artista morar em diferentes regiões e esse aspecto estiver presente na obra retratada.
E, por último Barbieri (2012, p. 133), destaca que é possível aprender com os elementos constitutivos da imagem (cores, formas, espaço, figuras, composição), ou seja, com aquilo que é visível na obra, "[...] e compartilhar esse aprendizado com as crianças, que também têm uma forma de perceber e falar das imagens [...]"
Referência: Barbieri, Stela. Interações: onde está a arte?, Coleção Interações. 2012. Ed. Blucher.
E, ao apresentarmos uma obra de arte para as crianças, é necessário “[...] encarar essas obras, falar as imagens, falar sobre elas, dar tempo para que todos falem o que percebem, uma leitura compartilhada mais detida [...]” (2012, p. 130).
Ao ler uma obra de arte com as crianças, a autora explica que é importe tratar do contexto histórico da obra, contudo diz que não é necessário falar em que século foi realizada, mas sim dizer que foi há muito tempo atrás , quando não existia carro e computador. Ou seja, a autora indica que é necessário apresentar o contexto histórico da obra de arte de forma acessível à criança.
Quanto à biografia do artista, a autora, sugere que seja apresentada somente se a obra pedir, por exemplo, se o artista morar em diferentes regiões e esse aspecto estiver presente na obra retratada.
E, por último Barbieri (2012, p. 133), destaca que é possível aprender com os elementos constitutivos da imagem (cores, formas, espaço, figuras, composição), ou seja, com aquilo que é visível na obra, "[...] e compartilhar esse aprendizado com as crianças, que também têm uma forma de perceber e falar das imagens [...]"
Referência: Barbieri, Stela. Interações: onde está a arte?, Coleção Interações. 2012. Ed. Blucher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário