"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"

Clarice Lispector.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ALUNOS COM BAIXA VISÃO

Como os professores podem ajudar as crianças com baixa visão na sala de aula?

Os professores desempenham um importante papel no processo de integração da criança com baixa visão, inicialmente preparando a classe para recebê-la e, posteriormente, ajudando-a a se familiarizar com o meio físico e com os colegas.
Outra acção importante do 
professor
 é propiciar meios para a utilização da visão residual da criança.

Como melhorar a eficiência visual da criança com baixa visão?

Isso pode ser realizado com o auxílio de meios ópticos e não ópticos. Os auxílios ópticos são específicos para as necessidades visuais de cada criança e dividem-se fundamentalmente em duas categorias: os que ampliam a imagem para perto, permitindo a leitura de material impresso, e os que ampliam as imagens para longe, possibilitando, por exemplo, acompanhar o que está sendo exposto no quadro.
Em princípio, as crianças com baixa visão devem ser colocadas nas cadeiras da frente na sala de aula e em posição que evite muita reflexão de luz sobre a lousa.
A) Recursos ópticos - São lentes que possibilitam o aumento das imagens.
Para perto:
Para perto utilizamos lentes positivas de grau geralmente elevado. Muitas vezes optamos apenas pela correcção do melhor olho, pela dificuldade de se obter visão simultânea em ambos os olhos com auxílios ópticos. Ressalta-se que quando utilizamos um sistema óptico que aumente o tamanho da imagem, diminuímos o campo de visão, ou seja, a área focada é menor do que o normal. Pode-se também fazer uso de lupas manuais ou de apoio, com aumentos variáveis que propiciem maior conforto e eficiência na leitura.

As lupas manuais são bastante práticas, pois podem ser levadas em bolsos, mas podem representar um problema para a leitura mais prolongada ou quando temos alguma dificuldade em segurá-las firmemente. Devem ser mantidas próximas ao material de leitura.
Nos casos de leitura prolongada, as lupas de apoio são de grande valia. Elas apresentam a vantagem de sua base já as colocarem na distância correcta de utilização em relação ao material de leitura ou estudo, variando, assim, apenas a posição do olho do observador.
Para longe:
Para melhorar a visão de longe, utilizam-se sistemas telescópicos (telelupas)que podem ser monoculares (em um olho) ou binoculares (nos dois olhos).
Tais auxílios são, em geral, usados estaticamente, isto é, quando o indivíduo está parado, pois o campo visual fica reduzido e a percepção de distância alterada. Habitualmente são monoculares e presos ao pescoço por uma alça. São os únicos auxílios ópticos empregados para longe e utilizados pelas crianças para observar o quadro negro, assistir à TV, reconhecer o autocarro ou pessoas. Também como regra, quanto mais poderosa, menor é o campo de visão (área de visão) e exigem alguma destreza manual e treinamento para a sua utilização.
Lentes filtrantes que diminuem os reflexos de luz e possibilitam maior contraste podem ser adicionadas à correcção óptica, levando a um maior conforto e eficiência.

B) Recursos não ópticos

São recursos que não utilizam lentes para melhorar o desempenho visual. Na sala de aula, devem ser disponibilizados na medida do possível:
- iluminação adequada;
- apoio adequado para leitura e escrita;
- cadernos com pautas ampliadas;
- lápis 6B ou 3B;
- canetas hidrográficas que permitem maior contraste;
- livros didácticos com tipos ampliados;
- chapéus e bonés podem ajudar a diminuir a reflexão excessiva da luz em ambiente externo;
- guia de leitura - a leitura pode ser facilitada com o uso de uma régua para marcar a linha ou uma cartolina preta com uma abertura no centro, que serve para destacar uma ou mais linhas;
fonte:http://deficienciavisual.com.sapo.pt/txt-entendendoBxVisao-profs.htm


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