No dia a dia o professor não deverá deter-se apenas a rotina, mas ser
flexível e criativo sabendo trabalhar com a imprevisibilidade e chegar a um
contexto enriquecedor e favorável á aprendizagem. Para que isso ocorra, é
fundamental que o professor tenha uma visão global do aprendizado
proporcionando através de jogos o equilíbrio entre a imaginação e a lógica, o
que por sua vez estará fortalecendo a comunicação interpessoal,
professor-alunos-colegas de classe. O professor deve ter como propósito não a
limitação, mas sempre o potencial de cada aluno.
· Não
exigir do aluno qualidades que ele não tem, ou que faça algo que esteja
limitado por sua deficiência;
· Valorize
os alunos em suas potencialidades, nos seus melhores aspectos e não enfatizar
seus erros e pontos fracos;
· Lembre-se
que todas têm condições em comum a necessidade do amor, compreensão e
aceitação;
· Orientar
toda comunidade escolar de como se relacionar bem com uma criança com
necessidade educacional especial;
· Procurar
não encarar a deficiência com pena, compaixão, a criança com necessidade
educacional especial não precisa de piedade, mas sim de oportunidades;
· Não
chamar, nem se referir a criança com necessidade educacional especial,
salientado sua deficiência. chamá-lo de mudinho, ceguinho, é de extrema
indelicadeza. Ninguém gosta de ser rotulado e classificado por seu defeito
aparente.
Karla Wanessa, Pedagoga,
Pós-graduada em Gestão da Educação, atualmente em sala de aula de Educação
Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
fonte:
http://tudobemserdiferente.wordpress.com
B. É preciso materiais para a realização de muitas atividades diferentes que explorem todos os sentidos. Para o visual, mural, cartazes nas paredes, desenhos nos muros, livros, filmes e programas televisivos que sejam educativos.
C. Para o tátil, material concreto e objetos de sucata planejados. Não é necessário dispor de muita tecnologia ou infra-estrutura. Quase sempre a criatividade resolve.
D. Para o auditivo, músicas, que podem ser exploradas até mesmo com um radinho de pilha.
E. Bagunça organizada! É necessário espaço para remover e organizar as mesas e cadeiras em grupos, duplas ou fileiras, de acordo com o objetivo de cada atividade.
F. Tapete e almofadas para atividades mais reflexivas e relaxantes como leitura ou reuniões tipo assembléia. Peça a colaboração dos pais para montar um espaço como este.
Uma sala para todos
Assim como uma casa precisa ser projetada para atender às necessidades de seus moradores, o lugar onde você e seus alunos passam boa parte do dia deve estar em harmonia com os objetivos educacionais. Basta reconhecer que todos possuem aptidões e desejos diferentes para que o espaço não fique estático nem padronizado.
Cada passo de uma atividade exige uma organização diferente do trabalho e das tarefas. Portanto, o ideal é que a sala de aula seja um ambiente flexível. Na hora de organizá-la, pense em praticidade, conforto e mobilidade. "Mesmo em salas simples, que não contem com equipamentos modernos, é necessário planejamento e organização para tornar o ambiente inteligente", diz Ângela Soligo. Um bom truque é fazer as seguintes perguntas: Qual a melhor estratégia para ensinar um conteúdo a todos? Quais os recursos de que necessitarei? Qual a organização espacial mais favorável?
Assim como uma casa precisa ser projetada para atender às necessidades de seus moradores, o lugar onde você e seus alunos passam boa parte do dia deve estar em harmonia com os objetivos educacionais. Basta reconhecer que todos possuem aptidões e desejos diferentes para que o espaço não fique estático nem padronizado.
Cada passo de uma atividade exige uma organização diferente do trabalho e das tarefas. Portanto, o ideal é que a sala de aula seja um ambiente flexível. Na hora de organizá-la, pense em praticidade, conforto e mobilidade. "Mesmo em salas simples, que não contem com equipamentos modernos, é necessário planejamento e organização para tornar o ambiente inteligente", diz Ângela Soligo. Um bom truque é fazer as seguintes perguntas: Qual a melhor estratégia para ensinar um conteúdo a todos? Quais os recursos de que necessitarei? Qual a organização espacial mais favorável?
A. Estabeleça com os alunos regras de convivência e
tarefas como limpeza, organização e utilização dos materiais. As crianças só se
sentem responsáveis pelo espaço quando podem optar, dar sugestões e estabelecer
as normas junto com o professor.
B. É preciso materiais para a realização de muitas atividades diferentes que explorem todos os sentidos. Para o visual, mural, cartazes nas paredes, desenhos nos muros, livros, filmes e programas televisivos que sejam educativos.
C. Para o tátil, material concreto e objetos de sucata planejados. Não é necessário dispor de muita tecnologia ou infra-estrutura. Quase sempre a criatividade resolve.
D. Para o auditivo, músicas, que podem ser exploradas até mesmo com um radinho de pilha.
E. Bagunça organizada! É necessário espaço para remover e organizar as mesas e cadeiras em grupos, duplas ou fileiras, de acordo com o objetivo de cada atividade.
F. Tapete e almofadas para atividades mais reflexivas e relaxantes como leitura ou reuniões tipo assembléia. Peça a colaboração dos pais para montar um espaço como este.
Nenhum comentário:
Postar um comentário