DINÂMICAS: quando um aluno com
necessidades educacional for integrado em classe comum, sugerimos que além das
orientações gerais oferecidas pela professora da classe, a mesma possa
desenvolver com o grupo algumas dinâmicas, elas iam facilitar a integração do
aluno com necessidades educacional especial.
EX.: Quebra-cabeça- A
professora divide aleatoriamente uma folha de cartolina e quantos pedaços forem
necessários para que cada aluno receba uma peça. As peças devem ser numeradas
em seqüência de acordo com o número de alunos da classe. Antes de recortar a
cartolina fazer um desenho qualquer com cores fortes. Recortar e oferecer uma
peça para cada criança. Em pequenos grupos de 5 ou 6 crianças, escolhidas sem
respeitar a numeração das peças, tentam montar a cartolina novamente. Isso não
será possível, então a professora pede a toda turma para tentar montar,
discretamente a professora pede que uma criança esconda uma das peças e sugerem
que respeitem a numeração das peças. No final fica faltando uma peça, e a
professora diz que o trabalho continua incompleto, e reforça que por menor que
seja a colaboração, para que um trabalho seja bem feito, “todos” tem que
participar.
EX.: Como eu
vejo- vendam-se os olhos de uma criança sem deficiência e pede que
ela procure uma cadeira na sala, um objeto… Ou conversar com uma pessoa que
esteja longe…
DOMINÓ: Utilizar jogos
não como instrumento recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores,
colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a
alguns conteúdos matemáticos.
TEATRO NÃO VERBAL: O aluno irá
utilizar o corpo e gestos para transmitir uma mensagem
FILME SEM SOM: Poderá levar ao
aluno refletir sobre como se sente o colega surdo.
HISTÓRIAS NÃO VERBAIS: Utilizar
elementos não verbais para a transmissão de mensagens.
PECS- SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR
FIGURAS (PECS- PICTURE EXCHANGE COMMUNICATION SYSTEM): Este é o método de
comunicação mais utilizado com autistas, desde os primeiros anos de vida. Muito
popular seu uso em escolas (classes especiais), terapias e em casa. Os PECS são
extremamente importantes para os autistas não verbais.
PAINEL DE ROTINA: Utilização de
material com informação visual.
FANTOCHES: utilizar
fantoches em escolas, ruas, lares pois seu potencial mágico ajuda a promover o
desenvolvimento integral dos alunos, como convite a contar histórias….
TEATRO E VARAS: usado para ampliar
vinculo afetivo, descobrindo seu corpo e potencialidades, limites e
fortalecendo sua auto-estima na relação social ampla.
Karla Wanessa, Pedagoga,
Pós-graduada em Gestão da Educação, atualmente em sala de aula de Educação
Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
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