"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir de ti desejar o bem. E só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver"
Clarice Lispector.
domingo, 28 de fevereiro de 2016
LIBRAS
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
•Deficiência Auditiva & Surdo & Mudo Decreto 5.625/05
•D.A: É uma situação que caracteriza uma perda de grau leve a moderado da audição, preservando resíduos auditivos o que não lhe prejudica a fala como um todo.
•Surdos: São as pessoas que não possuem resíduos auditivos capazes de captações sonoras e utilizam-se da comunicação espaço-visual como o principal meio de conhecer o mundo e se interar com ele, por substituição à audição e a fala.
•Mudo: É uma situação clínico-patológica que acomete o órgão fonoarticulatório caracterizando uma ausência parcial ou total das pregas vocais causando a impossibilidade da fala.
LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais
•Natural das comunidades surdas, não são simplesmente mímicas e gestos soltos para facilitar a comunicação.
•Têm suas estruturas gramaticais próprias e atribui-se o status de língua pois também são composta pelos níveis lingüísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico, lexical e pragmático.
•Lei 10.436/ 24 de Abril de 2002
•Lei 5.626/ 22 de Dezembro de 2005
(LIBRAS-Contexto Escolar/Hélio Fonseca Araújo)
* A pronúncia correta é pessoa com deficiência auditiva ou pessoa surda.
sugestão:
* Combine com a professora regente um horário, para que todos na turma possam aprender LIBRAS(uma vez na semana), seja através de uma música ou conhecimento da Língua propriamente.
* Registre os avanços e faça um plano individual, com objetivos e metas a serem alcançados com seu aluno.
* Nem todo aluno surdo tem conhecimento de LIBRAS, por essa razão seja paciente, primeiro consiga a confiança desse aluno, converse com os responsáveis e identifique como é a linguagem familiar.
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